Motirõ

Certa vez aprendemos com Nêgo Bispo que o melhor lugar para se guardar peixe é o rio. Também nos disse Guimarães Rosa que perto de muita água tudo é feliz! 

Onde estão os peixes, os rios, toda essa água e a felicidade em nossas vizinhanças? A maioria de nós, participantes da oficina Jogos de outros mundos: criação de jogos educativos sobre natureza e vizinhanças possíveis – que ofertamos no contexto do programa educativo do BDMG Cultural 2020 –, vive em cidades construídas dia após dia a partir das grades do progresso. Progresso que transforma ruas brincantes, riachos e matas em avenidas tomadas por carros e concreto.

A partir de observações, memórias e reflexões sobre a natureza nas nossas vizinhanças, nós, às margens, convidamos as participantes à criação compartilhada de um jogo de tabuleiro. No processo, pudemos perceber sensivelmente a presença e as possibilidades de convívio com a natureza no cotidiano, e, também, dialogar sobre outros mundos vividos, possíveis, imaginados ou utópicos. Todas nós trouxemos referências de filmes, brincadeiras, pensadoras, pedagogas, praias urbanas, músicas e práticas para enriquecer a conversa.

Participaram da oficina educadoras com diferentes experiências e áreas de atuação: educação integral, infantil, fundamental e médio, educadoras populares, brincantes. Em meio à pandemia da covid-19, estamos reinventando as formas viver, de nos relacionar, de jogar e de encontrar com gente desconhecida para criar algo juntas. Numa plataforma de encontros online, experimentamos maneiras de conversar em grupão e em pequenos grupos, desenhar a muitas mãos, fazer toró de palpites, criar uma banda e tocar instrumentos imaginários. 

Ao final, o nosso jogo surpreendeu a todas, e esperamos que a vocês também: a Bicharada, uma banda de bichos do Cerrado, está embarcando numa viagem até o Festival MOTIRÕ, que dá nome ao jogo e é realizado por bichos de todos os biomas brasileiros na luta contra as queimadas! O jogo poderá ser impresso em casa, em versão colorida ou para colorir, e também em gráficas. Cada versão será única: ao ser reproduzido por outras pessoas, escolas e grupos, as cartas e regras poderão ser reinventadas a cada nova jogada.

Para baixar os arquivos de impressão do jogo, clique nos links abaixo:

Jogo para imprimir em casa – colorido ou para colorir

Jogo para imprimir na gráfica

Participantes educadoras da educação integral, infantil, fundamental e médio; educadoras populares, brincantes

Duração do projeto 4 encontros

Parceiras BDMG Cultural, Micrópolis