Às margens do CBTU

Dezembro de 2018

Na margem esquerda do Ribeirão Onça fica o campinho de futebol do bairro CBTU. Usado por crianças, adultas e idosas, é um dos principais espaços onde a comunidade se encontra – para jogar futebol, para as brincadeiras, para plantar ou para encontrar e conversar com as vizinhas. 

A URBEL (Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte – Prefeitura de Belo Horizonte) e o movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa nos convidaram a pensar junto à comunidade um mutirão para incrementar essa área de lazer e evitar ocupações com moradias nessa área de risco. Esse projeto faz parte do Parque Ciliar do Onça, que tem sido criado pelas comunidades em mutirões de criação de espaços coletivos às margens do ribeirão. 

Durante dois meses, nos encontramos e planejamos junto das moradoras o mutirão, que aconteceu num sábado de sol, com forte presença das crianças! Construímos um parquinho, mesas de jogos e iniciamos o cercamento do campinho. Esse mutirão foi apenas o começo e as moradoras do CBTU têm realizado outros encontros e mutirões para articulação comunitária e para continuar a incrementar esse espaço.

Para saber mais sobre o processo, leia a cartilha que produzimos!

participantes crianças, adultas e idosas 

duração do projeto 2 meses

parceiras Manoela Marra, moradoras do CBTU e do Ribeiro de Abreu, Deixem o Onça Beber Água Limpa, Comupra, URBEL/PBH, Fica Vivo, SLU/PBH, Copasa e Estúdio Grampo