Cicloexpedições

Entendemos que o primeiro passo para um convívio harmonioso com as águas na cidade é encontrá-las e saber onde elas estão. As margens dos rios são áreas planas e ótimas para um passeio de bicicleta! Ainda, se deslocar de bicicleta na cidade é questionar o enterramento dos córregos que sempre serviu à lógica de construir mais e mais espaços para automóveis.

Juntando as questões da água e da mobilidade e também vários grupos que atuam pela cidade, surgiram as CICLOEXPEDIÇÕES. Elas nos convidam a conhecer os territórios de forma autônoma e investigativa, a visitar córregos escondidos e à mostra, conhecer nascentes, pedalar pela cidade, viver a natureza urbana, conhecer pessoas que convivem e lutam diariamente pelas águas e criar um outro imaginário de cidade, mais cuidadosa com as pessoas e com os rios.

Em 2018, fizemos quatro CICLOEXPEDIÇÕES: no córrego do Leitão (junho), no Ribeirão Izidora (julho), no Navio-Baleia (agosto) e no Vilarinho (setembro). Em cada uma delas, fizemos paradas em alguns pontos ao longo dos cursos d’água onde nos encontramos com pessoas ativas naquela comunidade para conversas, resgates históricos, curiosidades e contemplação, e terminamos com piquenique e alegria. Outras edições seguem acontecendo e juntando gente para pedalar por aí!

participantes crianças, adultas e idosas, com e sem experiência de andar de bicicleta pela cidade

parceiras Área de Serviço, Piseagrama, Urbe Urge, Projeto Manuelzão, Bike Anjo BH, Curral del Rey, BH em Ciclo, Coletivo da Juventude Olga Benário, Instituto Undió, Conselho de Venda Nova, Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (COMUPRA), Deixem o Onça beber água limpa, Espaço de Educação Ambiental de Venda Nova, Rede Felicidade, Bike Bross, Micrópolis, Tarifa Zero BH, Cidade que Queremos BH, CBH Velhas, entre outros.

pedalamos pelos córregos e ribeirões Leitão, Tamboril, Izidora, Navio-Baleia, Baleares e Vilarinho