Educação financeira: o jogo

Outubro de 2018

Para comprar um sanduíche ou uma blusa, fazer aulas de violão ou pegar um ônibus, precisamos ter dinheiro. Ou será que não?! 

O jogo EDUCAÇÃO FINANCEIRA nos convida a conhecer um bairro onde existem formas complementares ao dinheiro. No dia-a-dia, as vizinhas usam o dinheiro de formas diferentes e trocam aulas de espanhol por companhia para ir à médica ou por produtos de limpeza. Até mesmo alguns programas da prefeitura e das escolas trocam resíduos que jogaríamos fora por cadernos novinhos! Já imaginou quantas trocas são possíveis? 

Desenvolvemos a pesquisa, mecânica, ilustrações, design e testes desse jogo em parceira com o JA.CA e o Programa CCBB Educativo Arte e Educação. O jogo foi pensado como ferramenta para as equipes do educativo dos CCBBs conversarem com as pessoas sobre a maneira com a qual nos relacionamos com o dinheiro, com a cidade e com as outras pessoas. 

Este é um jogo de cartas em que cada jogadora deve reunir cinco itens para realizar uma ação específica (como dar uma festa ou trocar de escola). A cada jogada, a participante é convidada a trocar algum de seus itens: é possível comprar novos itens, pegar doações, trocar ou comprar de outras jogadoras. 

Por meio de situações cotidianas e convites para passeios e descobertas pelos CCBBs, EDUCAÇÃO FINANCEIRA traz informações sobre a história do dinheiro, o sistema financeiro brasileiro, a economia solidária, a lógica atual de consumo, entre outras questões. 

participantes crianças, adultas e idosas

parceiras CCBB, JA.CA, Artur Souza, Carolina Dias, Fernando Soares, Letícia Ribeiro, Lucas Franceschini, Manoela Marra, Mariana Luiza Barros, Paula Lobato, Paulo Stuart, Rafael Goulart, Rita Davis, Tiago Cícero, Victor Endo, Vinícius Ladeira.

esse jogo foi jogado no CCBB-BH, CCBB-Brasília, CCBB-Rio, CCBB-São Paulo, Cosmópolis – Escola de Arquitetura da UFMG